segunda-feira, junho 12, 2006

OS 'MÃOS SUJAS'

A propósito do livro O Gráfico Amador, de Guilherme Cunha Lima, Ana Luisa Escorel assina um texto aqui. Claro que o livro não se encontra por cá, mas só pela leitura deste parágrafo do texto de Ana Luisa Escorel já dá vontade de o mandar vir...

Para situar seu objeto, a produção de uma editora fundada por jovens artistas e intelectuais pernambucanos e que esteve ativa entre os anos de 1955 e 1961, Guilherme Cunha Lima faz um minucioso inventário do que foi a introdução da tipografia no Brasil. Daí, passa ao registro detalhado de todos os impressos fabricados pelo grupo e à identificação de seus integrantes, completando a abordagem com considerações extremamente interessantes acerca da filiação de O Gráfico Amador ao modernismo nordestino de Gilberto Freire, de cunho mais regionalista, e de Vicente do Rego Monteiro, cosmopolita ligado à França e a Mário Oswald de Andrade, em São Paulo. Finalmente, sempre com o propósito de situar o desenvolvimento do livro brasileiro enquanto produto gráfico, chama a atenção para a influência que a poesia concreta exerceu sobre a comunicação visual que se fazia em nosso país, na segunda metade da década de 60, ilustrando suas afirmações com exemplos bastante expressivos.

(Ana Luisa Escorel, "Glória aos Mãos Sujas", in Escritório do Livro)

2 Comments:

Blogger Pedro Serpa said...

não tem nada a ver com o livro, é apenas uma sugestão bloguenha: http://letritas.blogspot.com/

e quanto ao livro, tentarei encomendá-lo :) esse e outras sugestões que tenhas

beijinhos

8:02 da tarde  
Blogger Sara Figueiredo Costa said...

Obrigada!
E ainda te estou a 'dever' uma certa lista de bd... Não me esqueci, e fustigo-me todos os dias a pensar nisso (:)), mas estou mesmo sem tempo nenhum.

Beijinhos

1:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home