sábado, setembro 23, 2006

PUB - 'VIAGEM AO MUNDO DE GUTENBERG'

O Museu Nacional da Imprensa vai proporcionar uma 'viagem' ao mundo de Gutenberg, no próximo domingo, dia 24, na FNAC do Norteshopping. Descobrir os tipos (letras em chumbo) e as gravuras com que se compunham os jornais antes do aparecimento do computador, e 'trajar-se' de Gutenberg é a proposta daquele museu para todos os jovens que se dirijam ao Fórum da FNAC entre as 11.30h e as 12.30h. Com esta iniciativa, o Museu da Imprensa pretende que os jovens avaliem os progressos verificados nas Artes Gráficas, desde a invenção da imprensa móvel com Gutenberg até ao aparecimento do computador, reconhecendo a importância de algumas profissões relacionadas com a produção gráfica como a de tipógrafo, actualmente extinta.
A actividade será coordenada por técnicos do Museu que explicarão como eram produzidos os jornais até meados do séc. XX. Os mais novos e não só poderão levar para casa como recordação uma fotografia sua com os trajes de Gutenberg e a impressão em papel de uma gravura disponível para impressão manual.
Esta será uma demonstração especial do projecto “Se Eu Fosse Gutenberg” que o museu da cidade do Porto proporciona às famílias nas tardes do 4º sábado de cada mês, no âmbito da sua adesão ao projecto “Famílias nos Museus”, promovido pela Câmara Municipal do Porto.
As famílias interessadas em participar na actividade do Museu Nacional da Imprensa deverão inscrever-se através do tel: 225304966 ou dirigir-se às suas instalações. O Museu Nacional da Imprensa fica situado na margem direita do Rio Douro, a montante da Ponte do Freixo e está aberto ao público, todos os dias, entre as 15h e as 20h.