quinta-feira, março 02, 2006

TIPOS

Aqui pelo espaço reduzido da Imprensa Quadratim já se desenham as primeiras experiências com tipos. Quando os primeiros resultados satisfatórios aparecerem, darei notícias. Entretanto, aqui ficam algumas definições, tiradas do Prontuário de Artes Gráficas (A. Vilela, 2ªed., Braga, 1998)

Componedor: instrumento formado por duas lâminas em ângulo recto; na extremidade da direita encontra-se, soldado ou cravado, o talão ou bloco de justificação; correndo apoiado nas duas lâminas, encontra-se um bloco móvel, a que se da o nome de justificador; ao espaço criado pela fixação do justificador e distância deste ao bloco de justificação, dá-se o nome de medida ou justificação; os componedores podem ser de aço, alumínio, metal e madeira; utensílio de que o tipógrafo se serve para reunir os caracteres que retira da caixa, formando palavras e linhas dentro de uma medida previamente determinada.

Caracter: peça composta por uma liga de chumbo, antimónio e estanho que serve de suporte ao olho de determinada letra; sinal gravado ou escrito; nome que se dá ao tipo de imprensa.