segunda-feira, setembro 25, 2006

LEITURAS - Mário Feliciano

Na Pública de ontem, Mário Feliciano dá uma entrevista a Carlos Pessoa onde fala do seu trabalho como 'desenhador de letras'.

Aqui fica um pequeno excerto, do início:

P.- Que nome se dá à sua profissão?
R.- A designação clássica seria tipógrafo... Mas o tipógrafo é, na realidade, quem compõe as letras e eu faço-as, mais do que as compor... Eu sou um designer de tipos de letras, de fontes tipográficas, se quiser um inventor de fontes tipográficas. Quando é preciso, é assim que me apresento. Em inglês é mais fácil de responder: "type designer".
P.- Essa identificação faz confusão às pessoas?
R.- No âmbito profissional, não. Fora do meio, faz uma certa confusão, desde os meus pais ao meu contabilista. Não é muito fácil entenderem como é que se pode ganhar a vida com isso, como é que a minha capacidade de inventar tipos de letras parece inesgotável ou até por que é que eu desenho isto... Bem, é uma profissão envolta num certo mistério e só há relativamente pouco tempo, com a introdução da tecnologia digital, é que é possível pessoas como eu, aqui no meio do nada, terem esta profissão. Há 20 anos era uma indústria que requeria grandes meios para produzir tipos de letras.