SOBRE OS MESTRES – BODONI (1740-1813)
"Os caracteres criados por Bodoni caracterizam-se agora sobretudo pela passagem subtil e cuidadosamente estudada do traço fino ao traço grosso ou pela coexistência de hastes finas e grossas, num jogo de claro escuro que é também o jogo em que é baseada a página bodoniana. Com uma alternância estudada do corpo da letra nas linhas dos títulos e um cuidado especial na escolha dos papeis e das tintas, a página é ampla, simples, com margens e espaçamentos entre linhas generosos e grandes áreas da página em branco. A procura de clareza e luminosidade da página é reforçada pelo uso de tipos com altura -x reduzida e longos ascendentes e descendentes. Esta dialéctica do branco e negro dos caracteres é já, claramente, neo-clássica."
(Da apresentação de João Bicker ao Manual Tipográfico de Giambattista Bodoni, Coimbra, Almedina, 2001, pg.38-39)
"Os caracteres criados por Bodoni caracterizam-se agora sobretudo pela passagem subtil e cuidadosamente estudada do traço fino ao traço grosso ou pela coexistência de hastes finas e grossas, num jogo de claro escuro que é também o jogo em que é baseada a página bodoniana. Com uma alternância estudada do corpo da letra nas linhas dos títulos e um cuidado especial na escolha dos papeis e das tintas, a página é ampla, simples, com margens e espaçamentos entre linhas generosos e grandes áreas da página em branco. A procura de clareza e luminosidade da página é reforçada pelo uso de tipos com altura -x reduzida e longos ascendentes e descendentes. Esta dialéctica do branco e negro dos caracteres é já, claramente, neo-clássica."
(Da apresentação de João Bicker ao Manual Tipográfico de Giambattista Bodoni, Coimbra, Almedina, 2001, pg.38-39)
2 Comments:
Antes de mais nada, adorei o blog! Parabéns!
Bodoni e a luminosidade devem ser inspiração para qualquer projeto que envolva tipografia.
Obrigada, Márcio :)
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