sexta-feira, março 23, 2007

FALHA TÉCNICA

Ontem era o grande dia... A rama estava presa na máquina, já com a primeira página composta; os caracteres bem alinhados, os apertos bem colocados e tudo sem mexer um milímetro. A tinta foi batida como me ensinaram e colocada cuidadosamente no disco da Adana. Os rolos pareciam estar em bom estado e não havia nenhum motivo aparente para a coisa correr mal. Mas correu!

A impressão que consegui obter nunca foi homogénea, ficando sempre várias letras por imprimir em condições. Depois de verificar as várias coisas que poderiam não estar bem, cheguei à conclusão que talvez a vetusta idade da máquina que comprei não permita imprimir em condições. Os parafusos que ajudam a regular a posição do cofre (o sítio onde estão as letras) em relação à posição do papel não permitem grandes acertos, porque estão velhos e pouco precisos, e acho que dali não vai sair nada. Claro que vou voltar a tentar, assim que passar a mágoa de ter tido de desmanchar a primeira página que compus, lavar os tipos todos e o restante material, ficar com a pele das mãos seca de tanta tinta e detergente (sim, para a próxima vou usar luvas, mas o entusiasmo inicial é assim mesmo) e ficar a olhar para a máquina como se todos os males do mundo tivessem origem certeira naqueles parafusos velhos...

Mais notícias em breve, de preferência com mais ânimo.

3 Comments:

Blogger ictioscopio said...

ânimo, pois! ;)

9:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não podendo observar se o defeito está ou não nos parafusos, sempre te posso informar de uma técnica que se usava antigamente e que passava por altear as letras mais baixas colando uns pequenos papeis no fundo das letras que não apareciam. Não sei se é este o problema ou não, mas em algumas situações futuras pode ajudar-te. Força ai míuda, estou à espera dos resultados.

11:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

Tinha me desncontrado do teu blog. Agora cá estou novamente - e não deixarei de acompanhar-te! Pode ser que no futuro também eu consiga fazer uma aventura como a tua.

12:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home